Quando a tristeza virou depressão
- Ezeclana Andrade

- 14 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2022

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e tristeza, algumas vezes sem um motivo evidente.
Falando de tristeza, sabemos que é um sentimento de momento e que não demora muito a passar, pois é natural. Mas e quando essa tristeza não passa e compromete significativamente a qualidade vida da pessoa, relações sociais e profissionais? Nestes casos pode-se caracterizar estado depressivo. Sabe-se que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune.
Sinais e sintomas de depressão
- Cansaço extremo
- Fraqueza
- Irritabilidade
- Angústia
- Ansiedade exacerbada
- Baixa autoestima
- Insônia (ou sono de má qualidade)
- Falta de interesse por atividades que antes davam prazer
-Pensamentos pessimistas...
- Pensamentos frequentes sobre a morte
- Comportamentos compulsivos
- Dificuldade para se concentrar
- Problemas ou disfunções sexuais
- Sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia a dia
Existem também casos, em que a pessoa está com depressão, não parece deprimida. A grande maioria das pessoas acreditam que o deprimido é aquele que não sai do quarto, que não sai de sai de casa, e tem humor deprimido constantemente. Entretanto, isso não ocorre com todos. Os sintomas de depressão variam de pessoa para pessoa, muitos se esforçam para parecer bem, o que não significa que eles sofram menos.
O acompanhamento psicológico é de crucial importância para a melhoria de sintomas da depressão.
Se você se identifica com os sintomas descritos, você não precisa passar por isso sozinho, não prolongue seu sofrimento, busque ajuda, busque tratamento! Você pode contar com minha ajuda agendando sua sessão.





Comentários